Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

23/09/2022

Dentes nascendo: TUDO o que uma mãe precisa saber

 

Dentes nascendo: TUDO o que uma mãe de primeira viagem precisa saber.
 

  Quando se trata da Saúde dos nossos pequenos, sabemos que todo cuidado é pouco. Nesse momento a cabeça das mamães está repleta de preocupações e dúvidas, que vão surgindo durante a gestação e os primeiros meses de vida do bebê. E a higiene bucal não poderia ficar de fora dessa avalanche de questões das mães de primeira viagem.


  Nesse sentido são comuns perguntas sobre os primeiros dentinhos do bebê, como:

  • - Dentes do Bebe e ordem de nascimento;
  • - Queda dos “dentes de leite”;
  • - Como higienizar os dentes do bebe.

 

  E é para você mamãe coruja, que está com essas dúvidas, que esse conteúdo inédito foi feito!
 


Sobre os dentes do bebê e a ordem de nascimento.

  Os primeiros dentinhos que surgem na fase infantil são chamados “dentes de leite” e são tecnicamente chamados pelos dentistas de “decíduos”. Eles começam a aparecer por volta do 8º - 10º mês do bebê, podendo variar até dois meses para mais ou para menos, de acordo com o desenvolvimento da criança. Sendo os primeiros a surgirem os incisivos inferiores (mandíbula de baixo na parte anterior da gengiva).

 

  A ordem cronológica de erupção dos dentes de leite tende a ser a seguinte

 

 

   Boca com os dentes delimitados por cores (1 Entre os 6 e 8 meses. 2 Por volta dos 8 meses. 3 entre os 8 e 12 meses. 4 entre os 10 e 12 meses. 5 entre os 14 e 20 meses. 6 entre os 18 e 24 meses. 7 entre os 2 e 3 anos)

 


Dentição dos Bebês: Sintomas e Higiene Bucal.


  Geralmente na fase de erupção destes dentes, o bebê pode apresentar alguns sinais como: febre, diarreia, muita salivação, perda de apetite e choro fácil.


  Estas características são facilmente confundidas com algum tipo de virose e podem preocupar muito os papais. Isto pode acontecer porque o bebê é estimulado a levar constantemente as mãos e objetos (cheios de germes) até a boca, a fim de amenizar o desconforto causado nas gengivas.

 

  Por isso que os pais precisam levar seus bebês ao dentista até mesmo antes do primeiro dente nascer, para que possam receber todas as informações desta nova fase, bem como serem instruídos com os primeiros cuidados de higiene bucal.

 

  O que é aconselhado aos pais é: Darem frutas retiradas diretamente da geladeira, pois a temperatura fria do alimento vai ajudar a diminuir a inflamação gengival e assim proporcionar um maior conforto. Pomadas anestésicas específicas para bebês também são ótimas aliadas para o alívio de dor.


  Para tornar mais prático essa alimentação, podemos contar com um aliado. O Alimentador Porta Frutinhas. Ele tem como objetivo principal auxiliar de forma segura a alimentação do nenê, seu bico protetor impede que pedaços de frutas sejam engolidos. Bastando colocar um pedaço de fruta no compartimento com o bico e, em seguida, fechar junto à base. Com o Alimentador seu bebê pode iniciar a mastigação, desfrutando ao máximo o sabor dos alimentos com total segurança.
 


A Queda dos Dentes de Leite
 

   Nesta fase, o dente permanente começa a subir e estimular a reabsorção da raiz do dente decíduo, fazendo com que o mesmo fique amolecido e “caia” naturalmente.

 

  Existem alguns casos em que o dente permanente começa a nascer por um outro caminho e fica na boca junto com o dente decíduo, tornando a visita ao dentista necessária para que seja feita a extração deste dente de leite.
 

  Quando passa a existir na boca da criança esta mistura de dentes decíduos com dentes permanentes, começa então a dentição mista (dentes de leite + permanentes).

 

  É nesta fase que surgem os primeiros molares permanentes (os dentes bem grandes, atrás dos molares de leite), por volta do 6º-7º ano de vida. Os cuidados bucais neste momento devem ser redobrados, por conta da dificuldade que a criança tem em alcançar com a escova, deve sempre ser feito um acompanhamento dos pais, mediante a instrução do dentista, durante a escovação. Principalmente pelo fato de que esses dentes não sairão mais da boca, e acompanharão a criança até sua fase adulta. Tomando todos os cuidados nesse momento evita-se problemas como: cárie, canal, entre outros.

 

  A ordem cronológica de esfoliação (queda) dos dentinhos, em geral, acompanha sua ordem de nascimento. De forma que: Aqueles que nasceram primeiro, tendem a cair mais cedo, conforme imagem.
 

Imagem ilustrativa bucal com os dentes delimitados por cores 6 a 7 anos queda do primeiro. 7 a 8 anos queda do segundo. 9 a 11 anos queda do terceiro. 10 a 12 anos queda do quarto. 10 a 12 anos queda do quinto

 

   Na fase da dentição mista os papais também devem se atentar ao posicionamento destes dentes. Se perceberem problemas como:

  • - Os dentes apresentam um encaixe estranho;
  • - A dificuldade de respirar bem pelo nariz;
  • - O fato de não conseguir mastigar adequadamente os alimentos
  • - A criança não consegue fechar a boca de forma confortável (sem forçar os lábios).

 

  Torna-se necessária a visita ao dentista especialista em Ortopedia Funcional Dos Maxilares, para que seja feita a avaliação se haverá necessidade de utilização de aparelhos ortopédicos. Os aparelhos auxiliam a fase de desenvolvimento ósseo da criança e também ajudam a corrigir possíveis hábitos deletérios, como os de chupar o dedo, bico, morder objetos, etc.

 

  Portanto, papais, é altamente recomendado que levem seus filhos regularmente ao dentista, pois vários problemas podem ser evitados mesmo em casos em que não há dor!

 

  Essas são as dicas que preparamos para todas as mamães, principalmente as de primeira viagem que estão adentrando esse enorme e maravilhoso mundo da maternidade! E se você gostou do conteúdo não deixe de compartilhar essa postagem!

 

  E se você também é mãe e gosta de escrever, saiba que nossa página está 100% aberta para você! Fale com a gente através das redes sociais e iremos publicar seus textos aqui em nossa Loja Virtual também!


  Até a próxima mamãe!
 



Escrito Pela Dra. Bianca Sobue

Dra. Bianca Sobe, Cirurgiã DentistaCirurgiã Dentista.
Formada na Universidade de São Paulo - USP.
Mamãe do Vinícius.


Instagram: @biasobuedentista